Nossos Serviços

Análise de Objeto Projetado
no Espaço Aéreo

É qualquer objeto (edificação, torre, poste, antena, mastro, etc.) cujas dimensões se projetem no espaço aéreo e possam interferir na operacionalidade de um aeródromo, auxílio à navegação aérea ou procedimento de navegação aérea.

Para que o COMAER possa avaliar se o objeto causa algum efeito adverso à segurança e à regularidade das operações aéreas. É um passo preliminar à apresentação do projeto para aprovação da Prefeitura do Município.

Os critérios para solicitação de análise de objeto projetado no espaço aéreo estão contidos no Capítulo VII da Portaria nº 957/GC3, de 09 de julho de 2015.

Qualquer pessoa física ou jurídica com interesse na implantação.

O interessado deverá apresentar ao Órgão Regional do DECEA os documentos listados no ANEXO C1, da ICA 11-3/2015.

Para o Órgão Regional do DECEA (CINDACTA/SRPV-SP) com jurisdição na área na qual está localizado o objeto. (ver área de jurisdição dos Órgãos Regionais)

As alturas máximas previstas: (a) nos planos de zona de proteção dos aeródromos (PBZPA), helipontos (PBZPH) e auxílios à navegação aérea (PZPANA) envolvidos; (b) os critérios previstos no plano básico do gerenciamento do risco aviário (PBGRA); e (c) os critérios relacionados com implantações de natureza perigosa.

A Área de Gerenciamento do Risco Aviário (AGRA) está definida no item 2.2.4 da PCA 3-2, de 06 de maio de 2011 (Plano Básico de Gerenciamento do Risco Aviário – PBGRA nos aeródromos brasileiros) e, basicamente, é estabelecida por uma área circular com raio de 20km no entorno de um aeródromo.
O processo deve ser apresentado SysAGA e apesar do disposto no item 4.3.3 da citada publicação, a deliberação do COMAER será emitida pelo Órgão Regional do DECEA com jurisdição na área de instalação do empreendimento.

Pré-análise consiste em uma verificação baseada nos critérios para solicitação de análise de objeto projetado no espaço aéreo que não são contempladas no Capítulo VII da Portaria nº 957/GC3, de 09 de julho de 2015.

Muitos interessados em construir edificações que estão fisicamente distantes de áreas de proteção de aeródromos,
e as prefeituras não têm,

 em alguns casos, conhecimento técnico de informar que esses solicitantes estariam dispensados de consultar o Comando da Aeronáutica. Com a nova facilidade, basta o solicitante submeter as informações básicas de coordenadas, altitude da base, altura do objeto (que vai permitir que se chegue a altitude do topo, posicionado em relação a um plano básico de um aeródromo existente no entorno do projeto), para saber se ele estaria apto ou não a construir naquela área. Com isso, a ferramenta evita a abertura de processos desnecessários, pois gera um documento de inexigibilidade, caso o resultado da análise seja positivo. Em caso negativo, o requerente receberá a informação de que precisará abrir um processo físico no Órgão Regional do DECEA. 

Caso a Secretaria de Obras ou órgão equivalente de alguma prefeitura deseje checar a veracidade da pré-análise, poderá acessar o Portal AGA e, por meio de um código constante no documento, realizar a consulta. É possível conferir também por um aplicativo de celular, através da leitura do QR code, também gerado a partir do documento de inexigibilidade, que direciona à página do portal.

Construção, Reforma e Regularização de

Aeródromos e Helipontos

Heliponto é uma área destinada exclusivamente para pouso e decolagens de helicópteros. Por isso, é necessário que o heliponto seja uma instalação reservada e com muita segurança, como na cobertura de um edifício, no solo como em um hotel, clube ou fazenda.

A Áureo Engenharia é apta para realizar o projeto de construção e reforma de helipontos, levantamento de documentação junto aos órgãos públicos responsáveis pelo espaço aéreo para a construção de edifícios.

Dentre os serviços necessários à abertura
ao tráfego aéreo de um aeródromo, destacamos:

  • Projeto de Helipontos e Aeródromos Públicos e Privados;
  • Construção e Reforma de Heliponto, Heliporto e Aeródromos;
  • Registro e Homologação junto a ANAC;
  • Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto – PBZPH;
  • Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo – PBZPA
  • Licenciamento das áreas de implantação junto aos órgãos ambientais;
  • Aprovação/Alvará em prefeituras;
  • Renovação de Licença de Operação;

Nossos profissionais verificam a topografia, as condições no terreno, a proximidade de obstáculos, características operacionais e técnicas, para fornecer uma avaliação inicial do local. Em uma fase posterior e com base na análise feita, um relatório técnico é preparado. É ele que abrange todos os aspectos do projeto, esboço, características, obstáculos, limitações, aproximações, cálculos de carga, obra civil e engenharia, equipamento e etc.

Dentro do Projeto, a Áureo Engenharia realiza:

  • Estudo de viabilidade para implantação de Aeródromos e Helipontos.
  • Projetos Aeroviários e Executivos para legalização, construção e ampliação de aeródromos e helipontos.
  • Planos Básicos ou Específicos de Zona de Proteção de Aeródromos e Helipontos (PBZPA / PBZPH /PEZPA / PEZPH).
  • Plano Básico ou Específico de Zoneamento de Ruído (PBZR / PEZR).
  • Instalação de equipamentos de balizamento noturno de aeródromos e helipontos.

Laudos Técnicos de Viabilidade de Altura

A Áureo Engenharia realiza vistorias e inspeções visando a conservação e manutenção do patrimônio. A Perícia e Laudo Técnico é uma peça elaborada para avaliar situações, resolver conflitos e problemas ou contribuir na busca por soluções técnicas. Feito à vistoria e elaborado o laudo técnico, será complementado o parecer final, com um memorial descritivo, no qual se esclareçam as causas e fiquem estabelecidas as medidas técnicas a serem tomadas.

Nossa empresa está apta a atender todos os públicos, seja para construção, reforma ou até mesmo projetos. Conheça alguns dos laudos realizados pela Áureo Engenharia:

  • Laudo de Reforma de Apartamento.
  • Laudo de Recebimento e Garantia.
  • Laudo de Constatação.
  • Laudo de Estruturas e Parecer Técnico.
  • Laudo Técnico de Equipamentos e Máquinas.
  • Estudos de Viabilidade e Risco.
  • Laudo Técnico de Viabilidade de OPEA
    (Objeto Projetado no Espaço Aéreo).

Além disso, realizarmos um estudo detalhado do Objeto Projetado no Espaço Aéreo, sendo ele: edificação, conjunto habitacional, loteamento, parque eólico, ponte viaduto, aterro sanitário, balão cativo, posto de combustível, antena, torre, mastro e linha de transmissão. E dentro disso, analisamos seus impactos nos instrumentos de navegação aérea para viabilizar o OPEA de acordo com as Portarias da Aeronáutica pertinentes ao assunto.

Pré-COMAR - OPEA

O Pré-Comar é a análise de viabilidade que visa identificar possíveis interferências da estrutura que será construída no espaço aéreo brasileiro.

Para realizarmos as construções de helipontos, existem diversas atividades a serem aplicadas antes mesmo de realizarmos as projeções, como a Análise Pré-Comar, esta tem o objetivo de minimizar todas possíveis inconsistências que poderiam impactar os pousos.

No relatório Pré-Comar, onde um dos itens mais importantes a ser consultado é o gabarito da Aeronáutica, nossa empresa oferece aos nossos clientes, através desse relatório, informações que possibilitam verificar o gabarito máximo permitido. Neste relatório, são relacionadas todas as informações relevantes sobre os gabaritos que incidem em uma determinada localização, sempre de acordo com as portarias vigentes da Aeronáutica.

Processo Definitivo
de COMAR - OPEA

O processo de COMAR definitivo é a montagem do processo, documento protocolado no departamento de engenharia do comando aéreo e acompanhado pela equipe da Áureo Engenharia.

Antes de realizarmos o processo COMAR definitivo, precisamos aplicar o processo Pré-Comar onde realizamos todos os processos necessários, desde os estudos que antecedem os projetos de OPEA, Helipontos e aeródromo para entender a viabilidade do projeto, até a o processo Comar definitivo para a então estruturação do que foi planejado.

Para isso fazemos:

  • Levantamento das cartas cartográficas em escala apropriada para evidenciar a implantação de sítios aeroportuários na região do envoltório do imóvel;
  • Estudo de verificação de influência da existência da torre na área de cobertura de eventuais sítios aeroportuários existentes;
  • Solicitação ao COMAR de análise de diretrizes para implantação de torres;
  • Elaboração de projeto técnico para aprovação junto ao COMAR;
  • Acompanhamento e monitoramento do processo junto ao COMAR;

Retirada do Ofício de Deferimento junto ao COMAR.

A Áureo Engenharia oferece serviços de Obtenção de 2° via do COMAR que é o ato que individualiza e identifica o imóvel e onde são feitos os atos de registro e averbação, mostrando o real estado do bem e Obtenção de COMAR Especial que é o ato que declara quem é o verdadeiro proprietário.

Além disso, realizamos:

  • Processo de Comar definitivo para helipontos;
  • Processo de Comar definitivo para aeródromos;
  • Processo de Comar definitivo para projetos de helipontos;

Processo de Comar definitivo para COMAER e CENIPA.

Suporte Técnico na Infraestrutura
em Telecomunicação

Os sistemas que implementam as telecomunicações do planeta necessitam de uma infraestrutura

que permita o fornecimento continuo de energia elétrica, devidamente protegida contra perturbações internas e externas na rede elétrica, em ambiente com climatização adequada e proteção contra eventos que possam levar a incêndios imprevistos, e com sistemas de automação que permitam a rápida atuação dos Centros de Operação de Redes em casos de falhas.

A atuação da Áureo Engenharia abrange projetos (estudos, projeto básico e projeto executivo) nas áreas de estruturas de telecomunicações, gerenciamento de projetos e de obras e assistência técnica de execução, além de pesquisa de campo, execução, regulamentação e implementação de novos e antigos projetos de Torres e edificações. Temos um grupo com especialistas em diversas especialidades, aptos a trabalhar em projetos complexos, fornecendo ao cliente um projeto totalmente compatibilizado. Também atuamos analisando modificações de uso de estruturas existentes para novas necessidades de layout e realizamos gerenciamento de projeto.

Entre em contato agora e saiba mais!
Rolar para cima